quarta-feira, 23 de julho de 2008

Transporte de bicicletas em comboios

Numa altura em é (ou parece ser) preocupação dos governos a redução das emissões de CO2 e é preocupação das populações a redução de encargos com os combustíveis, a utilização da bicicleta pode ser, no meu entendimento, uma solução.
No metro do Porto, por exemplo, é possível transportar bicicletas. Já na CP, apesar do transporte poder ser feito sem custos para o cliente (1 por passageiro), não é possível transportar bicicletas em horas de ponta, conforme informação da CP:
"O Transporte de Bicicletas nos comboios das Linhas de Aveiro, Braga, Guimarães e Caíde é gratuito. Devem, no entanto, ser respeitadas as seguintes condições de transporte:
- Nos dias úteis as bicicletas não podem ser transportadas entre as 07h00 e as 10h00 no sentido Periferia - Porto e entre as 16h00 e as 20h00 no sentido Porto - Periferia.
(...)."
Ou seja, quando as pessoas mais precisam de transportar bicicletas, isso não é possível, ao contrário do que acontece com outros países da Europa.
Entendo que a segurança e o conforto dos passageiros não pode ser posto em causa mas penso que tem que ser a CP a criar condições para que tal aconteça.
Fora daqueles horários é possível transportar bicicletas, desde que seja nas carruagens das pontas, junto às cabines do motorista, e desde que haja espaço, caso contrário teremos que esperar pelo comboio seguinte.
Com tantas limitações, mais vale ir de carro, consumir combustível e emitir CO2! Quem é que tem vontade de se deslocar à estação, com a bicicleta, sem ter quaisquer garantias de que consegue embarcar?

2 comentários:

silver disse...

Há a solução de ir de comboio à mesma, mesmo sem a bicla e apanhar um taxi no resto no percurso, para substituir a bicla...sempre são menos emissões de CO2 e fica sempre mais barato q ir de carro próprio :P

pedragrega disse...

A CP está a mudar a regra e brevemente irá anunciar que é permitido transportar bicicletas nos comboios.